Bruxa Carolinabruxamockup2 é um livro/aplicativo que exige que o leitor interaja com a história, não só passando as telas, mas acionando diferentes objetos que vão “criar vida” através de animações, convidando crianças a explorarem outras formas de diálogo tanto dentro do livro, quanto fora dele.

Na história, nossa Bruxa que se chama Carolina está um tanto frustrada já que não consegue mais assustar crianças; devido ao uso excessivo de tablets, celulares, computadores e TVs, as crianças tem se interessado cada dia menos pelo convívio com outras pessoas ou a magia das histórias.

O aplicativo para smartphones e tablets usa de ilustrações, música, narração e animações, abrindo espaço para que crianças e adultos entendam o mundo da Bruxa Carolina e a importância de também desligar tais dispositivos e ir curtir a vida.

1embaixa

Beatriz, design e animadora do projeto conta que “Com esse livro queremos fomentar a consciência crítica a respeito do uso de tecnologias por parte das crianças, ao mesmo tempo que lembrá-las das outras coisas ‘mágicas’ que acontecem fora das telas. Estamos vivendo um tempo em que é questionável o uso excessivo da tecnologia por parte das crianças, mas percebemos que cada vez torna-se mais difícil afasta-las das telas, então a nossa proposta é que levemos mais conhecimento e leitura para elas por esses meios”.

Incrível? Sim. Fiquei absolutamente fascinada com a proposta do livro porque vai ao encontro do que praticamos em casa. Não queremos Helena completamente dependente de telas para se divertir, mas sabemos que já não é possível esconder a tecnologia  do seu dia a dia. Então, seguindo a proposta do #conteúdodequalidade, pedimos mais produções inteligentes e que questionem os moldes aplicados em grande escala na hora de criar desenhos, jogos, livros e mídias para crianças.

Não precisamos transformar mentes sedentas por informação e interação em zombies que cantam e dançam na frente de telas, apenas. O melhor: este projeto é livre de publicidade infantil. O foco de usar crowdfunding é ter fôlego financeiro para produzir sem precisar incluir publicidade durante o aplicativo para financiar o projeto.

Quem faz?

bruxamockup1A equipe do livro Bruxa Carolina pretende produzir mais títulos [Up!] e para isso precisa de ajuda nesse primeiro projeto.

O coletivo começou a ser formado entre amigos que se uniram pelo interesse em comum pela infância e educação infantil, e pela necessidade de dialogar sobre as novas formas que as crianças tem usado para se relacionado com o mundo. E se tudo der certo – já deu – pretendem seguir duas vertentes: a primeira seria seguir uma linha com o mesmo tema e personagem, desenvolvendo mais a história da Bruxa em outros livros/aplicativos. A segunda vertente seria usar nossa experiência com a Bruxa para desenvolver outros personagens.

Beatriz é a designer e animadora do projeto, tem 22 anos, formada em Design, faz os vídeos e o material gráfico que você pode ver na página e no Catarse.O ilustrador responsável pelas belezuras do livro é o Edu, 28 anos, formado em Belas Artes e que atua na área já faz um tempo. E por último temos a Roberta, a escritora. Ela tem 23 anos, é redatora de cinema e autora de alguns livros infantis de produção editorial e independente. A música e programação, respectivamente, ficam por conta de Maisa e Tiago.

2embaixa

Porque apoiar?

Toda iniciativa positiva tanto para o mercado de produção de mídias voltado ao público infantil, quanto de produção nacional, sempre merece apoio. É muito difícil produzir esse tipo de conteúdo no nosso país, ainda mais se você não quiser rechear seu material com publicidade.

Uma das formas que vários produtores começaram a usar é o crowdfunding, ou seja, um financiamento coletivo que conta com o apoio e suporte financeiro de pessoas que acreditam e querem ver o projeto ganhar corpo. Você pode ajudar com valores variados e que englobam o quanto sua realidade permite, os valores vão de R$ 10,00 até R$ 1.000,00.

Isso faz muita diferença e é um apoio que não possuí palavras quanto ao agradecimento. É o sonho de ilustradores, escritores, musicistas, programadores, pessoas que vivem para produzir conteúdo com qualidade e amor, levados por um sentimento de mudança. Podemos mudar a forma como consumimos conteúdo infantil, basta entender que unidos somos mais fortes.

Para apoiar e conhecer mais do projeto, quanto de dinheiro vai para cada lugar e o porque de tudo, é só acessar a página no Catarse <3